O que são extensões de domínio e como escolher?
O domínio é o seu nome na Internet e é constituído por duas partes: o nome e a extensão.
Por exemplo, para o domínio ping.pt o nome é ping e a extensão é .pt. A escolha da extensão do domínio é normalmente uma questão de preferência mas há no entanto algumas considerações que devem ser tidas em conta.
É preferível escolher um domínio do tipo internacional – .com , .net , .org – se o seu site se dirigir a utilizadores de várias países. No entanto estas extensões consideram-se hoje generalistas e revelam-se uma opção mais fácil e económica, atendendo que não é necessário cumprir quaisquer requisitos para registar um domínio deste tipo, basta que esteja disponível.
Por outro lado se o público alvo do site são utilizadores de um país em particular, é preferível optar por um domínio de extensão nacional – .pt ou .com.pt – no caso de Portugal.
Existe ainda a extensão .eu, exclusiva para a Europa. O único requisito para este domínio é que o indívuo seja um cidadão europeu e no caso de se tratar de uma empresa, esta deverá ter sede ou delegação na Europa.
Se pretender proteger o seu nome de domínio em países particulares ou em extensões internacionais, poderá optar pelo registo de vários domínios com diferentes extensões – .es, .fr, .co.uk (…)
Um dos primeiros passos para a escolha da extensão será verificar se o domínio que pretende já se encontra registado. Utilize a caixa de pesquisa seguinte e verifique a disponibilidade do seu domínio.